Saiba porquê uma viagem pode ajuda-lo a viver melhor e se sentir mais feliz
Se pararmos para pensar, muitos aspectos sociais, econômicos, culturais e profissionais acabam determinando nosso estilo de vida. E, de alguma maneira, nos adaptamos a ele mesmo sabendo que pode nos fazer mal (ou está nos fazendo). Contudo, muitas vezes nos falta o conhecimento e o discernimento necessários para mudar de vida.
Atividades como o tabagismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas em grande quantidade e o estresse são exemplos de algum desses malefícios. O engraçado, é que acabamos nos acostumando com isso e nos acomodamos à medida que correria do dia-a-dia nos consome.
E é justamente esse aspecto de “cair na rotina” que faz com que muita gente adie planos da juventude ou mesmo do decorrer da vida – e que gostaria muito de concretizar – justamente por não ter tempo, dinheiro ou saúde.
Pensando em oferecer suporte para quem deseja realizar ações em busca de uma vida mais saudável, este post visa apresentar uma reflexão sobre a qualidade de vida por meio do turismo, do lazer, do descanso e do cuidado com o corpo, demonstrando que a fuga da rotina pode ajudar a favorecer o encontro de uma vida mais prazerosa e saudável!
Mas, afinal, o que é ser saudável?
Há os que dizem que para ser saudável é preciso dormir bem, alimentar-se bem, fazer algum exercício físico diário e estar bem consigo mesmo. Ainda existem os que dizem que é saudável quem não tem doenças.
Em uma perspectiva abrangente, a pessoa saudável é aquela que reúne boas condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a serviços de saúde…
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é um “estado de completo bem-estar físico, social e mental, e não somente a ausência de doenças”. Em outras palavras, a saúde não é algo que possa ser adquirido em um tempo específico e ser mantido para toda vida, mas, sim, uma conquista obtida pela mudança de comportamento, apropriação de normas e costumes, ou seja, por meio de um aprendizado de vida.
Como a saúde pode interferir na qualidade de vida?
A saúde é gerada e vivida por todos na esfera do quotidiano: no aprender, no trabalhar, no brincar, no amar, no lazer, no viajar. Além do mais, a saúde é gerada quando uma pessoa é capaz de cuidar de si mesma e dos outros, adquirindo a capacidade de tomar decisões e de assumir o controle das circunstâncias da vida.
Nesse sentido, diversas visões de saúde podem coexistir. Afinal, o conceito de qualidade de vida é diferente de pessoa para pessoa e tende a mudar ao longo da vida de cada um. Existe, porém, consenso em torno da ideia de que são múltiplos os fatores que determinam a qualidade de vida de uma pessoa. E é a combinação desses fatores que moldam e diferenciam o cotidiano humano que resulta em qualidade de vida.
Em geral, esses elementos associam-se a fatores como estado de saúde, longevidade, satisfação no trabalho, salário, relações familiares, disposição, prazer, espiritualidade, contato com a natureza, atividades de lazer e até mesmo as viagens de turismo!
Como o turismo pode ajudar na qualidade de vida?
O turismo pode ajudar as pessoas a conseguirem melhorar a qualidade de vida porque possibilita descobertas para além do cotidiano. A partir do momento que uma pessoa viaja, novas experiências são construídas em um plano concreto da vida, podendo culminar em sonhos e práticas que as ajuda a equilibrar seus sentimentos diante dos desafios das atividades sociais do mundo em constante transformação.
Tal panorama revela que a definição de qualidade de vida não é tarefa fácil, pois trata-se de um conceito complexo, ambíguo e volúvel. Além disso, pode diferir de uma cultura para outra e de época para época. Afinal, ao longo do tempo os indivíduos também se modificam, e o que é boa qualidade de vida hoje, amanhã poderá não ser, ou vice e versa.
Desse modo, o turismo pode ajudar na qualidade de vida porque ajuda as pessoas a criarem expectativas positivas em relação ao futuro e troca de interações, culturas, energias, sonhos e desejos.
Dicas de turismo para quem quer investir em lazer no interior de SP
O turismo pode ser identificado por meio de inúmeras modalidades, que variam de acordo com as atrações locais e, sobretudo, a infraestrutura e a vocação regional.
Quem deseja investir em lazer e qualidade de vida, pode buscar por alternativas de turismo. Ele é considerado uma prática saudável, focada em qualidade de vida quando uma pessoa executa um deslocamento voluntário e temporário para fora de sua residência habitual por uma razão diferente que a de exercer uma atividade remunerada.
No Brasil, o interior de São Paulo possui diversas opções de turismo para quem deseja visitar o Estado. Uma delas é a cidade de Brotas, um dos melhores pontos turísticos do Interior de SP. Este destino oferece atrativos turísticos para casais e famílias em geral, especialmente crianças pequenas, além de passeios em grupo para pessoas de todas as idades.
A cidade de Brotas é conhecida como a capital da aventura, oferecendo opções de passeios radicais, de lazer e de entretenimento tanto para quem busca agito quanto tranquilidade em meio à natureza, sendo brindado com cenários exuberantes e uma boa gastronomia.
Se você quer fugir do estresse do dia-a-dia e gosta de atividades de aventura e de ecoturismo, este é o passeio ideal para você vir sozinho, com grupos de amigos ou mesmo em família, pois Brotas conta com roteiros imperdíveis, programados por empresas e profissionais certificados para realiza-los!
Clique aqui e confira pacotes para estadia em Brotas para feriados, finais de semana e férias, com condições especiais. Escolha o que mais lhe agrada e boa diversão!
Aproveite e compartilhe este post com aquelas pessoas que você sabe que precisam mais do que urgente de um momento de lazer. Quem sabe, um passeio pelo interior paulista seja uma ótima opção, não é mesmo?!