Brotas além de oferecer suas lindas cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego, também é berço de incríveis artistas. Desta vez estamos aqui para destacar um jovem talento que começou encantando Brotas, se especializou fora do país e que agora segue grande carreira.
Atílio Surian é um artista circense e dançarino de 22 anos formado pelo National Centre for Circus Arts em Londres, Reino Unido. Desde criança Atílio já se inclinava para o lado artístico, montando apresentações e mostrando uma grande paixão pelo circo. “Eu me lembro da primeira memória que tenho de estar dentro de um circo. Foi um momento mágico que me afeta até hoje.” – disse o jovem.
Em 2009 iniciou sua participação em projetos culturais promovidos pelo Centro Cultural de Brotas, realizando diversas apresentações de teatro, até o encerramento dos projetos no ano de 2012. Já em 2014 o interesse pelo circo aumentou. Nesse ponto, Atílio já colecionava DVDs do Cirque du Soleil e sonhava em um dia ter a oportunidade de voar como os artistas que tanto admirava.
No início de 2015 Atílio iniciou seus estudos de ballet e comprou uma lira acrobática – aparelho aéreo circense – e treinando sozinho começou a desenvolver e trabalhar suas atividades. “Nessa época eu não tinha noção nenhuma de nada, mas já me considerava um artista circense porque me doava totalmente a isso. Mesmo com o ensino médio rolando, sabia que esse era meu caminho e meu foco. As pessoas me conheciam pelo circo.”
Em 2016 integra a equipe do Espaço Laluli
A partir desse momento seu desenvolvimento começou a deslanchar. Atílio começou a buscar cursos de capacitação e formação, segurança e didática. “Aprendi a ensinar com a Ana Clara do Art no Ar em Jundiaí… Trabalhando no Laluli consegui me dedicar 100% ao circo e a dança e isso expandiu meu conhecimento, experiência e contatos de uma forma incrível”, afirma o artista brotense.
Atílio se apresentou em diversos espetáculos e dirigiu dois shows pela escola, participou de cursos e festivais em diversas cidades do Brasil e recebeu diversos prêmios em competições com o Espaço Laluli.
2019 e os estudos no National Centre for Circus Arts em Londres
Em 2019 o artista sabia que deveria alçar voos mais altos e evoluir em sua carreira ainda mais.
“… fui convidado para participar das audições presenciais, e minha família e eu precisamos nos desdobrar para poder bancar os custos de viagem. Eu me surpreendi muito com a mobilização que minha história causou na cidade. Todo mundo aqui me ajudou muito. Foram rifas, vaquinhas, aulas especiais, promoções, até sobremesa vendida pra me ajudar. Sou extremamente grato a todos que sempre me incentivaram e me ajudaram a correr atrás dos meus sonhos.”
Atílio viajou até a Inglaterra e participou da audição com artistas de diversos lugares do mundo, e foi um dos poucos selecionados para integrar o próximo ano letivo do curso, vaga conquistada pela sua força de vontade e seu desenvolvimento autodidata.
“Tivemos que sacrificar muita coisa para eu poder me mudar para lá. Os custos eram muito altos e nossas condições não eram suficientes. Lutamos muito, recebemos muita ajuda e meu pai vendeu até seu recém construído sítio para poder arcar com os custos do primeiro ano da escola. A minha família sempre me apoiou muito. A partir daí era comigo. Precisei ralar e trabalhar muito para conseguir seguir com a minha formação.”
Com muita garra Atílio concluiu seus estudos nesse ano de 2021, sendo um dos alunos destaque da escola, conquistando bolsas e oportunidades diversas. Atílio desenvolveu sua pesquisa em circo contemporâneo durante seu tempo na escola, trabalhando seu estilo próprio e seus objetivos e visões artísticas.
Cia do Ar Livre e as apresentações em Brotas
Após tantos estudos e tanto tempo longe de Brotas, o artista enfim apresenta um belíssimo espetáculo para a população brotense junto com a “Cia do Ar Livre”. Esta é uma companhia de arte performática outdoor que retrata questões socioambientais utilizando-se da cultura e de práticas locais para integrar a dança e o circo contemporâneos às atividades de turismo de aventura.
Em 2021 a Cia estreou o espetáculo “As 6 Faces do Cubo”. As quatro primeiras apresentações aconteceram durante o feriado de Nossa Sra. Aparecida em Brotas, às margens do Rio Jacaré Pepira no parque do Poção. Já a primeira sessão aberta ao público foi em dezembro na Praça Amador Simões, tendo uma movimentação de público surpreendentemente alta.
Estão nos planos da companhia promover oficinas de circo nas escolas da cidade, montar espetáculos em locais públicos, promover um festival e “quem sabe transformar Brotas em uma cidade de referência no circo contemporâneo integrado com a preservação da natureza”, idealiza Atílio.
Clique aqui para conferir o perfil oficial de Atílio Surian e aqui para conferir o perfil oficial da Cia do Ar Livre.
Confira nossos conteúdos especiais sobre Brotas
Aqui em nosso blog sempre oferecemos conteúdos sobre a Capital da Aventura. Notícias sobre passeios, atividades e o turismo local. Ainda não sabe o que fazer em Brotas? Temos 50 Dicas imprescindíveis para quem deseja conhecer o que há de melhor na cidade. E se você é um amante das Cachoeiras, separamos as 13 melhores para visitar e refrescar os dias de sol e calor.
Aliás, tudo o que você e sua família precisam saber sobre essa perfeita cidade do interior de SP está aqui, no portal Brotas Online! Portanto, clique aqui e aproveite todas as dicas de passeios, tanto quanto hospedagens e gastronomia que oferecemos para você, que está planejando uma viagem repleta de diversão, natureza e descanso.