No dia 22 de março comemora-se o Dia da Água. E não há como negar que a água é um dos bens naturais mais presentes e importantes da cidade de Brotas. Portanto, nada mais lógico que nessa data seja homenageado o rio que dá vida à cidade: O Rio Jacaré Pepira.

O rio Jacaré Pepira tem uma história interessante junto à população e sua preservação foi marco inicial no desenvolvimento do turismo de aventura de Brotas. Os rios e cachoeiras hoje são cenários da prática de diversas atividades e esportes, os quais colocaram a cidade definitivamente no mapa como a Capital do Turismo de Aventura.

dia-da-agua-rafting-brotas

Conheça a importância desse rio não somente para a população e cidade, mas para todo o Estado de São Paulo.

chegada-grupo-boia-cross-brotasDia da Água: O rio Jacaré Pepira

A Bacia do rio Jacaré Pepira localiza-se no Estado de São Paulo, pertencente à Bacia do rio Paraná, ocupando uma área de 2.612 km², e é um dos poucos que não possui poluição industrial. Com grande parte de sua extensão preservada, o rio foi e é objeto de vários estudos na área de meio ambiente, como a experiência piloto “Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do rio Jacaré Pepira”, iniciativa do CONDEMA de Brotas na década de 80.

Nascendo próximo à região central do Estado de São Paulo, nos municípios de São Pedro e Itirapina numa altitude de 960m na Serra de Itaqueri, o rio Jacaré Pepira passa, além de Brotas, por Bocaína, Torrinha, Ribeirão Bonito, Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado, Jaú, Dois Córregos, Itaju, e deságua no rio Tietê, na represa de Ibitinga.