Não deixe para trás seus bons hábitos alimentares enquanto estiver viajando
Estar em férias é um momento para relaxar, celebrar, rejuvenescer, conhecer novos lugares e experimentar coisas novas. Mas também pode ser um período desconfortável se você estiver tentando se alimentar de forma saudável e tentando manter ou perder peso – especialmente se ao seu redor você estiver rodeado de opções de alimentos super calóricos, principalmente aqueles que são disponibilizados por muitos fastfoods existentes nas cidades grandes ou num banquete servido na sua hospedagem que inclui café da manhã, como num hotel fazenda ou eco resort em Brotas, no interior de São Paulo.
Difícil evitar, não é mesmo?! Pensando nisso, este post propõe dicas para que você possa manter um plano de alimentação saudável durante as férias e ainda se divertir, sugerindo uma viagem para o interior para que você possa se reconectar à natureza e ainda caprichar numa alimentação muito mais saudável e balanceada também na ocasião de férias! Confira!
1 -Resista ao desejo de comer demais
Ao viajar, evite comer demais só porque está fora de casa, especialmente porque isso lhe dará uma abundância de calorias e gorduras além do que o seu corpo precisa! Lembre-se que, quanto mais altas forem as calorias totais ingeridas, maiores serão as taxas de gordura e miligramas de sódio contidos em cada refeição. Então, procure exercer o controle das porções que colocar em seu prato mesmo em restaurantes com buffet. Opte por locais que ofereçam uma variedade boa de verduras, legumes e refeições mais balanceadas! Isso pode fazer toda a diferença.
2 – Respeite o limite do seu corpo
Quando se trata de restaurantes com serviço de mesa, os clientes estão pedindo cada vez mais comida, especialmente itens de menu personalizados. O que, em particular, os clientes estão pedindo? Eles geralmente desejam que os itens do menu sejam preparados ou servidos de maneira diferente da listada no menu. As pessoas também gostam de ter vários tamanhos de porção para escolher. Então, isso pode ser uma boa alternativa: caso você perceba que não consegue comer toda a refeição solicitada, leve para comer em casa no outro dia ou substitua, por exemplo, um carboidrato por uma seleção de legumes! Isso o ajudará a não sair da sua dieta!
3 – Aprecie a paisagem e desfrute da comida
Você está de férias, pelo amor de Deus! Não faz sentido privar-se de uma comida agradável. Contudo, evite abuses! O truque é carregar “moderação” no bolso de trás. Prove estes alimentos deliciosos, mas não repita a sobremesa ou um prato calórico demais. Sempre que comer algo muito gostoso, lembre-se de caminhar ou correr desfrutando a paisagem para queimar as calorias ingeridas!
4 – Sim: andar pode ser sua arma secreta !
Normalmente, quando se viaja e se está passeando, você acaba andando o dia todo, todos os dias. E isso parece compensar as calorias extras que você possa consumir. Então vá em frente e dê um passeio depois do jantar, nade na bela piscina do hotel, leve seus filhos para aquela caminhada matinal para desbravar a propriedade onde estão hospedados. Vale tudo! Só não vale ficar ocioso demais ou dando prioridade apenas ao descanso absoluto – pois isso o deixará muito distante de queimar calorias extras adquiridas nas suas férias!
5 – Permita-se experimentar ao menos uma sobremesa
Como deixar passar crepes de morango com creme se você estiver de olho num pacote de hospedagem para pousada no interior de São Paulo? Como você consegue passar férias de verão sem tomar um sorvete bem gelado com chocolate? A resposta é óbvia: não. E você não precisa se privar disso. Apenas tente manter seus doces próximos em apenas uma refeição ao dia. Ou, também, sendo mais rigoroso, alimentando-se deles somente aos sábados, por exemplo. Depois disso, opte por uma escolha saudável, investindo em frutas cítricas, muita água e proteínas!
6 – Opte por opções no menu balanceadas
Faça escolhas saudáveis e opte por restaurantes com buffet ou pratos individuais que possam ser divididos entre mais pessoas, sempre que possível. Por que é importante pedir opções mais saudáveis? Porque se não o fizer, você sentirá que está se privando de uma boa comida e se ressentirá com isso. Às vezes, você pode fazer uma escolha de algo mais calórico, mas seja fiel ao seu propósito: faça pratos repletos de saladas e carnes ao invés de massas e comidas com açúcar! Para molhos, solicite um condimento diferente e mais leve sempre que possível, de modo a equilibrar bem as calorias ingeridas (por exemplo, mostarda Dijon em vez de maionese ou molho marinara em vez de molho branco).
7 – Entregue a chave do frigobar na recepção
Você sabe aquela pequena geladeira que vem com o seu quarto de hotel, cheia de todo tipo de bebidas e doces? Esconda a chave ou a entregue na recepção! Afinal, tudo o que está ali contido pode ser uma bomba contra sua dieta balanceada. Prefira sempre se alimentar durante o momento das refeições, evitando deslizes exatamente nesse tipo de guloseimas!
8 – A água é sua amiga
Mantenha seu corpo funcionando bem, bebendo muita água diariamente. Viajar pode desidratá-lo, e também pode estar ao sol mais do que o seu corpo está acostumado. Por isso, se puder, guarde em seu carro, mochila ou no quarto de hotel diversas garrafas de água gelada. Leve água aonde quer que você vá. O quanto mais você se hidratar, melhor será!
9 – Coma “cinco cores por refeição”
Especialmente estando em férias, seja num hotel fazenda ou resort em Brotas ou qualquer outra cidade do país, mais do que nunca, faça um esforço para obter cinco porções de alimentos diferentes por dia. Isso fará as refeições parecerem mais recheadas e satisfatórias. Especialmente frutas e verduras fornecerão fibras suficientes em sua dieta alimentar e manterá seu intestino funcionando regularmente. E manterá seus níveis de antioxidantes e as vitaminas importantes para o organismo em níveis altos, o que te ajudará a ter menos probabilidade de ficar doente e, também, de ter necessidade de se alimentar com todo tipo de petisco ou doce que ver pela frente.
10 – Coma quando estiver com fome e pare quando estiver confortável
Parece simples, mas muitos de nós adquirimos o hábito de prestar atenção se estamos realmente com fome física. As oportunidades e celebrações alimentares estão ao nosso redor quando estamos de férias, mas tudo é questão de ter mentalidade para saber parar de comer e dizer “Não, obrigada”. O pior vilão da boa alimentação é comer mesmo que não tenhamos fome e não paremos de fazer isso quando estivermos confortáveis. E isso vale também para bebidas alcoólicas, que podem também ajudar a engordar demasiadamente!
Agora que você conheceu algumas dicas para alimentação durante as férias, aproveite para conhecer a opção de restaurantes em Brotas: a gastronomia da cidade é vasta e possui uma lista maravilhosa de restaurantes, bares e lanchonetes, alguns no centro da cidade e outros são nas próprias pousadas e hotéis fazenda.
Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas aprendam a se alimentar de um modo saudável durante as férias!