Ter crianças pequenas não significa que você deva deixar de viajar, basta se organizar!
Muita gente pode até dar risada quando escuta alguém comentar que viajar com crianças pequenas pode ser um pouco parecido com levar um rebanho de cabras selvagens em férias. Independentemente de serem suas ou de outras pessoas, considerar as necessidades de uma criança numa viagem envolve muito mais do que baixar uma playlist de músicas ou fazer paradas esporádicas no banheiro e pode, sim, ser uma incrível oportunidade de estabelecer novos vínculos e de transmitir conhecimento e cultura.
Aqui, compartilhamos algumas dicas sobre viagens com crianças pequenas, de modo que você possa preparar sua viagem com muito otimismo e um bom planejamento. Acompanhe!
Planeje sua viagem e destino
Antes de arrumar as malas e se preparar para viajar, o segredo para uma viagem menos estressante com seus filhos é planejar o máximo possível. O planejamento envolve muitas listas, pois nada supera ter tudo organizado – seja numa folha de papel ou em algum aplicativo de organização pessoal. Ao escolher o destino, pense em locais que as crianças ficariam felizes, que possam desbravá-lo. Por exemplo, uma viagem para um resort no interior de São Paulo, onde a criança poderá ter contato com árvores, cachoeiras, animais e ar puro! Isso ajudará sua família a sair da rotina e a ter agradáveis momentos em meio a um cenário incrível.
Não tenha pressa
A melhor coisa que você pode levar – seja no aeroporto, passeando ou indo de A a B – é o tempo extra. As crianças adoram explorar e não se importam com as pressões do tempo numa viagem; portanto, é mais provável que você mantenha a calma se levar em conta o tempo que é necessário observar, perguntar, parar, parar para ir ao banheiro e o tempo entre fazer birras e pausas para dormir. Portanto, tenha muita paciência!
Reserve com antecedência
Se você estiver acampando ou se hospedando em hotéis, vale a pena reservar com antecedência. Tentar manter a espontaneidade da viagem não vale a pena se você chegar ao seu destino e descobrir que não existem quartos disponíveis e precisar pegar a estrada novamente com crianças cansadas e famintas, super irritadas no banco de trás. Se estiver buscando por hotéis no interior de São Paulo, lembre-se que existem incríveis hotéis fazenda em Brotas, que poderão receber sua família com muito conforto e comodidade!
Dê a eles uma câmera
Dar às crianças sua própria câmera (robusta e de modelo próprio para crianças) incentiva-as a observar o ambiente e a se concentrar no que lhes interessa. Você pode se surpreender com os resultados da visão deles até o joelho. Entre fotos de pés e rodas, você poderá encontrar perspectivas diferentes de flores, animais, helicópteros, barcos, pedras e até mesmo de você próprio – o que pode valer boas recordações.
Esteja preparado para o clima e atividades
É um conselho simples, mas crianças vestidas com conforto para o clima onde estarão, ficarão mais felizes em um novo ambiente. Com todo o equipamento disponível, você poderá leva-las desde para um passeio de lancha (lembre-se que pode esfriar devido ao vento) como também para cavalgar ou um mergulho de piscina. Se ela for fazer uma atividade de arvorismo no interior paulista, por exemplo, lembre-se de levar também repelente, para evitar picadas dos insetos que ficam próximos às árvores! Por isso, ser precavido e ter roupas adequadas é uma ótima pedida! Nunca os faça usar roupas desconfortáveis!
Mantenha as crianças ativas
Tenha vários jogos em família prontos em caso de atraso. Se você estiver saindo em uma longa jornada, tenha uma coleção de brinquedos para serem entregues uma vez por hora. Quebra-cabeças portáteis, livros para colorir, adesivos, palavras cruzadas e até pacotes de massinha ajudarão a fazer passar o tempo mais rápido em uma longa viagem.
Use transporte público ou diferente!
A maioria das crianças adora a novidade de viajar de trem, ônibus e barco. Então, uma opção bastante interessante é usar o transporte público sempre que possível. No caso de uma viagem para o interior, vale a pena investir em opções de passeios a cavalo para crianças e pais. Sem dúvida alguma, será uma ótima experiência para toda a família!
Invista em um localizador sonoro
As crianças não são fãs de cordões de segurança, mochilas com corda ou qualquer item que viole a liberdade delas. Manter o controle sobre eles em aeroportos, estações de trem e atrações lotadas pode ser complicado, especialmente se forem mais levadinhos. Portanto, vale a pena investir em um localizador sonoro. A criança usa uma unidade pequena do localizador presa a um cinto ou sapato e você mantém o transmissor consigo. Se você perder seu filho, basta tocar o alarme e seguir o som para encontrá-lo. Se não tem essa opção, seja prático: escreva o número do seu celular no braço do seu filho em caso de perda. Sempre coloque uma etiqueta de nome e número de telefone na sua bolsa e nas malas dos seus filhos.
Fique de olho na higiene
Se você estiver viajando para o exterior ou mesmo para o Brasil, toalhinhas antibacterianas e álcool gel são essenciais. Isso vale para a hora de ir ao banheiro ou mesmo para limpar talheres suspeitos em um restaurante onde você não tem certeza da higiene. Isso pode ajudar a evitar que as crianças peguem alguma virose indesejada, o que poderia vir a colocar sua viagem em xeque.
Não esqueça de levar remédios
Por estar fora da rotina, pode ocorrer o atraso de um avião ou de se comer refeições não muito saudáveis. Por isso, ter na bolsa uma pequena farmacinha pode ajudar a amenizar noites de febre, dores de garganta ou aquele dedinho que arranhou. Os ingredientes básicos do seu kit de primeiros socorros devem incluir gases de algodão, curativos, repelente e pomada para picadas, protetor solar e loção pós sol, antitérmico e um termômetro.
Não deixe as crianças arrumarem suas próprias mochilas
Deixe as crianças começarem as malas, mas lembre-se de checar isso antes da partida. Às vezes é comum que as crianças coloquem item desnecessários na mala, como brinquedos em grande quantidade – leve apenas poucos itens, que sejam seus preferidos – e acabam se esquecendo do que realmente é necessário, como itens de vestuário e artigos de higiene e uso pessoal.
Evite doces em deslocamentos
Resista à tentação de mantê-los calmos em uma longa viagem, alimentando-os com doces. Leve pães de queijo, frutas e legumes picados (cenoura é uma ótima pedida!) – fazendo de tudo para evitar de se chegar em uma cidade estranha com crianças no meio da euforia de um pico de açúcar.
Incentive-os a manter um diário de viagem
Faça com que seus filhos desenhem e listem o que viram e comidas interessantes que experimentaram. Quem sabe, isso também pode incentivá-los a experimentar diferentes alimentos. Coletar cartões postais de lugares que vocês visitaram e pedir que eles escrevam uma mensagem no verso significa que eles podem atingir a idade adulta com uma biblioteca de memórias próprias, o que é uma dica super valiosa!
Verifique documentos e seu seguro de viagem
Geralmente, os passaportes para crianças duram apenas cinco anos e costumam expirar quando menos se percebe. Então tenha atenção a isso! Além do mais, se você for viajar de carro, lembre-se de também portar consigo os documentos das crianças. Isto será necessário para fazer o check-in no hotel. Por último, mas não menos importante, tenha seguro de viagem! Uma dica valiosa: se sua família fizer várias viagens em um período de um ano, você poderá adquirir um seguro anual de viagem familiar, o que ajuda a economizar no valor total do seguro!
Viajar com crianças pode ser tão fácil quando você dá o tom à como a viagem será. Lembre-se de estar descansado e de usar estas valiosas dicas. Estando tudo pronto, aproveite esta rica oportunidade, que certamente ficará na memória dos seus pequenos para sempre!