Dicas para quem busca por adrenalina, autoconhecimento e conexão com a natureza
Esportes radicais são todas aquelas atividades esportivas ou de lazer, ou profissionais com algum componente esportivo que carregam um perigo real ou aparente devido às condições difíceis ou extremas em que são praticados.
Um esporte simples pode ser definido como “radical” se praticado em condições especiais ou circunstâncias incomuns. Por exemplo, escalar alguns centímetros do chão não é considerado “esporte radical”, mas se for feito em uma parede rochosa vertical com várias centenas de metros de altura, o termo se aplica.
A busca por novas experiências e a superação de novos desafios são as principais características que assinalam os atletas que buscam por esportes radicais no Brasil e no mundo todo. Como troféu, esse tipo de atividade os brinda não apenas com uma boa dose de adrenalina, de autoconhecimento e de práticas que fazem bem à saúde, mas também com uma conexão importante com a natureza e com o meio ambiente em geral.
Para quem gosta desse tipo de atividade, a cidade de Brotas, no interior paulista, é uma ótima opção de destino turístico!
Como o turismo encara a aventura e a transforma
O turismo de aventura é, de acordo com a ATTA (Adventure Travel Trade Association), o maior ramo em crescimento do turismo. Curiosamente, os aventureiros não estão mais procurando risco e perigo, mas desenvolvimento pessoal. Para o turista, viver uma aventura é criar uma experiência para recordar e adicionar algo a si mesmo. Ao mesmo tempo, é uma das formas de turismo mais responsáveis no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente.
No Brasil e no mundo todo, o turismo de aventura está aumentando rapidamente. O turismo de aventura tornou-se, assim, um bebê híbrido de um casamento ocasional entre a aventura real, por um lado, e a indústria do turismo organizado, por outro. E, desse modo, traz um conceito incrível para os turistas: a possibilidade de passar por experiências únicas, radicais, porém sem passar por situações de perigo e riscos extremos.
Hoje em dia, aos olhos dos fornecedores e de muitos viajantes, o turismo de aventura não se trata de uma atividade de risco, mas de uma possibilidade de interação, de transformação, de experiência e de aprendizado. Por essa razão, ele está cada vez mais focado em conceitos de segurança e de inclusão!
Brotas: melhor destino para turismo de aventura no Brasil
Se você sempre sonhou em viajar por este país gigantesco e magnífico, saiba que o Brasil possui inúmeros destinos para desfrutar, com paisagens naturais incríveis, especialmente para viajantes aventureiros.
O Brasil é um país que não é apenas rico em termos de cultura e estilo de vida, mas também um país muito interessante devido às paisagens únicas e virgens encontradas nele e que são extremamente atraentes para milhares de viajantes que amam a natureza.
Embora Brasília seja a capital administrativa do país, não há dúvida de que cidades como São Paulo, Rio de Janeiro ou Florianópolis são muito mais populares devido às praias incrivelmente bonitas e ao crescente turismo que as visita todos os anos.
Contudo, é o interior de São Paulo que abriga o destino ideal para turismo radical: a cidade de Brotas! Nessa incrível cidade que fica no coração do Estado de São Paulo, há 250 km da capital paulista, você também poderá desfrutar de muitos momentos de aventura por meio de atividades como escalada, rafting, tirolesa, cavalgadas e inúmeras opções de passeios em Brotas.
Aventura e inclusão: em Brotas há acessibilidade!
Brotas também se preocupa com a inclusão e o acesso a todos. Em 2015, a Prefeitura desenvolveu um centro de acessibilidade para proteger os direitos de turismo e entretenimento das pessoas com deficiência. Esse cuidado se reflete na criação de serviços acessíveis. Os passeios são os mesmos, mesmo quando há pessoas portadoras de deficiência. A única diferença é a necessidade de procedimentos operacionais. Os instrutores e guias estão prontos para prestar qualquer assistência.
Entre as atividades que podem ser realizadas por todo o público, podemos citar a faixa da nascente Areia que Canta. A explicação para esse nome é quando você esfrega a areia, os grãos emitem um som como cuíca (tambor de fricção brasileiro, tipo de pequeno gambá, instrumento muito popular, principalmente nas escolas de samba). Também há arvorismo e tirolesa em vários pontos de aventuras da cidade, além de rafting no rio Jacaré-Pepira, passando pelo Parque Saltos. O rapel também é adaptado, mas não recomendado para deficiência visual. A acessibilidade aos esportes radicais em Brotas atende ao turismo de portadores de deficiências auditivas, motoras, físicas ou visuais.
Diversas opções de lazer e de práticas esportivas em Brotas
O Turismo de Aventura é o carro chefe dos passeios em Brotas e atrai inúmeros turistas de todo o Brasil e também do exterior, que buscam pela cidade para contemplar seus famosos rios, cachoeiras e natureza exuberante. A região possui grande diversidade de pássaros e diversas alternativas de passeios para famílias, especialmente crianças.
Estas são algumas das opções de lazer e de práticas esportivas que você pode encontrar em Brotas, sendo que muitas delas também são acessíveis a crianças e a portadores de necessidades especiais:
- Tirolesa
- Cavalgada
- Arvomix
- Quadriciclo
- Paintball
- Trilha Rio Tamanduá
- Passeio na Cachoeira do Martello
- Rafting
- Rafting Noturno;
- Mini Rafting;
- Batismo de Kayak;
- Canionismo;
- Arvorismo;
- Trekking;
- Quadriciclo;
- Boia Cross;
- Dentre outras atrações, que você pode consultar no Portal Brotas Online.
Agora que você conheceu estas opções de atividades para a prática de esportes radicais, não deixe de programar sua viagem a Brotas. Certamente você irá se encantar com as possibilidades de cenários exuberantes que esta incrível cidade tem a lhe oferecer!
Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer a incrível cidade de Brotas e suas possibilidades de atrações turísticas!