Dicas para quem quer ir a um resort no interior em busca de mais qualidade de vida!
Passar um tempo na natureza melhora nosso humor, energia e vontade de viver!
Nossa perda de conexão com o mundo natural está afetando nossos corpos, nossas psiques e nossas relações sociais. Embora uma caminhada diária por um parque do bairro possa ajudar, uma fuga prolongada para a natureza pode nos trazer benefícios profundos para a saúde.
Você sabia que passar algum tempo na natureza pode melhorar sua função cerebral, reduzir o estresse, manter a forma, proporcionar uma emoção e ajudar a proteger paisagens e vida selvagem ameaçadas? É verdade!
Continue lendo este post comece a sonhar com as aventuras na natureza com as quais você gostaria de obter esses benefícios! Acompanhe!
1) O contato com a natureza faz bem para o corpo
Normalmente, quando as pessoas estão curtindo a natureza, elas estão se movendo – escalando picos, remando em caiaques, passeando com cães. Como passamos menos tempo ao ar livre no nosso quotidiano, ficamos mais ociosos, chegando a ter problemas de saúde com isso e ganhando peso extra.
Nossa sociedade enfrenta uma série de doenças relacionadas à obesidade: diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas, asma e doença hepática gordurosa não alcoólica, além de deficiência de vitamina D, osteoporose , miopia, depressão, entre outras.
Ao combater um estilo de vida sedentário, familiarizando-nos com fazendas, rios, florestas, parques nacionais e locais, locais de pesca e praias que oferecem oportunidades para as pessoas permanecerem ativas e saudáveis, fazemos um bem enorme ao nosso corpo!
Fazer um passeio é uma das maneiras mais simples de sair e aproveitar a natureza. Além do mais, estar em contato com esses ambientes nos ajuda a nos exercitar, o que impacta positivamente em nossa saúde! Por essa razão, considere a importância de reservar um quarto em um resort no interior de São Paulo para curtir a natureza, ao menos num final de semana ao lado da família ou mesmo sozinho! Vale à pena!
2) O contato com a natureza faz bem para a mente
Passar um tempo na natureza melhora nosso funcionamento mental, ajudando-nos a focar no trabalho, nas relações familiares e a lembrar melhor das coisas – algo que o estresse afeta continuamente! Um artigo do Boston Globe de 2019 acompanhou estudos que demonstram que pacientes hospitalizados se recuperam mais rápido quando podem ver a natureza, nem que sejam árvores da sua janela.
Os cientistas teorizam que esses vislumbres – mesmo que fugazes – da natureza melhoram o desempenho do cérebro, fornecendo uma quebra mental das demandas de processamento cognitivo dos ambientes urbanos.
Por essa razão, moradores de uma cidade grande que são constantemente afetados pelo ruído visual e auditivo têm mais dificuldade de concentração e são mais propensos a humores irritáveis e a um comportamento impulsivo – além de ter a saúde mais afetada!
Contudo, uma imersão na natureza pode ter um efeito restaurador. Tanto que crianças com transtorno de déficit de atenção, por exemplo, têm menos problemas de comportamento e são mais capazes de se concentrar nas tarefas quando estão cercadas por árvores e animais. Mesmo olhando uma imagem de um cenário natural, elas conseguem melhorar a atenção e a memória. Fantástico não é mesmo?!
3) O contato com a natureza nos ajuda a enfrentar o estresse
Um artigo da revista britânica Children & Nature Network adverte que a saúde mental das crianças do século 21 está em risco porque elas estão perdendo a exposição ao mundo natural desfrutada pelas gerações passadas. O autor do relatório, Dr. William Bird, consultor de saúde da Natural England, compilou evidências de que as pessoas são mais saudáveis e melhor ajustadas se saírem para o campo, parques ou jardins.
Bird diz que os estudos mostram que pessoas privadas de contato com a natureza correm maior risco de depressão e ansiedade, enquanto os níveis de estresse caem alguns minutos depois de ver espaços verdes.
Assim, realizar férias ativas diante da natureza (sem as distrações de eletrônicos) pode reconectar pais e filhos, aliviar os nervos desgastados e ajudar todos a relaxarem. Há muitos lugares onde você pode caminhar: parques, trilhas, reservas naturais. Você estará na natureza, por isso é uma ótima maneira de desfrutar de diferentes tipos de plantas e animais.
Algumas sugestões de atividades que você pode realizar ao viajar para a cidade de Brotas, no interior de São Paulo, são: Tirolesa, Cavalgada, Arvomix, Quadriciclo, Paintball, Trilha Rio Tamanduá, Passeio na Cachoeira do Martello, Rafting, Rafting Noturno, Mini Rafting, Batismo de Kayak, Canionismo, Arvorismo, Trekking, Passeio de Quadriciclo, Boia Cross, dentre outras atrações, que você pode consultar no Portal Brotas Online.
4) A natureza nos oferece aventura e descobertas
Há muitas maneiras de apreciar a natureza: você pode se exercitar ao ar livre, documentar o que vê e até se comprometer a realmente experimentar o que está acontecendo. Quando se trata de entretenimento, qualquer parques temáticos do mundo empalidece diante das impressionantes riquezas da natureza.
O verde e demais cores, a textura das plantas, o encanto que os animais nos possibilitam e as mais variadas formas de expressão da água, do sol, do vento e todos os demais elementos presentes no mundo foram uma complexidade de descobertas que encantam aos olhos de todos, especialmente quem deseja programar uma viagem com crianças para o interior.
Infelizmente, muitos dos lugares naturais incríveis existentes em nosso planeta estão sendo ameaçados pelo desmatamento, mudanças climáticas, poluição e pressão populacional. Por isso, vale a pena ensinar às nossas próximas gerações a importância da natureza e dos cuidados para sua preservação.
Por isso, ao fazer contato com a natureza, tente se concentrar em cada um dos seus sentidos, um de cada vez. O que você ouve, vê, cheira? Como são as diferentes gramíneas e flores? Esta é uma boa maneira de realmente apreciar a natureza! Não deixe de se programar para isso! Visite Brotas e encante-se com as possibilidades de viver dias incríveis junto à natureza!