Dicas para viajar com crianças em praias, cidades e pelo interior do Brasil
Ter crianças pequenas não significa que você deva deixar de viajar, basta organizar bem!
Quem nunca ouviu o conselho: “Viaje agora que puder, pois quando tiver filhos, dificilmente conseguirá!” Ela lhe parece familiar? Pois bem, se você acredita que isso não pode ser muito verdade, pois sempre vê em filmes, noticiários e posts em redes sociais uma infinidade de famílias fazendo viagens incríveis, este post é ideal para dar-lhe certeza!
Afinal, nós lhe daremos uma boa quantidade de dicas para viajar com seus filhos, obviamente tendo em mente que viajar com um bebê de 9 meses não é o mesmo do que com uma criança de 8 anos. Mas seja qual for o seu caso, você verá que todas as dicas aqui presentes podem ser muito úteis para arrumar as malas e visite lugares incríveis pelo Brasil. Acompanhe!
1 – Viagens para a praia
Se você deseja ir para a praia com as crianças, a dica fundamental é aproveitar as estações mais quentes, caso deseje ir ao Sul do Brasil, como por exemplo, conhecendo as famosas praias de Santa Catarina, como Florianópolis, Penha ou o badalado Balneário Camboriú. Há opções incríveis também para quem prefere praias no Sudeste, como o Rio de Janeiro ou a região de Angra dos Reis. E, obviamente, o Brasil tem inúmeras opções de praias no Nordeste para visitar e se hospedar. Quaisquer uma dessas opções reúnem possibilidades para todos os tipos de bolsos e gostos, especialmente para pacotes familiares.
Algo que você precisa levar em conta ao viajar para a praia com crianças são os itens fundamentais:
- Sente-se perto dos salva-vidas (não é apenas por motivos de segurança, mas porque o seu estande é um bom ponto de referência no caso de eles se perderem);
- Aplique protetor solar corretamente;
- Proteja-os do sol, levando na mala chapéus e óculos escuros;
- Escolha bem sua programação e horários. No caso da praia, é melhor chegar o mais cedo possível. Isso não apenas permite que você ganhe o melhor lugar, mas também tenha a oportunidade de aproveitar o lugar com menos pessoas e evitar horas com sol forte;
- Não carregue muitas coisas: um balde, uma pá e um brinquedo são mais que suficientes;
- Tenha uma sacola especial para toalhas e roupas molhadas e outra para lixo;
- Use pó de talco para remover a areia;
- Não se esqueça de mantê-los hidratados com muita água, frutas congeladas, água de coco e picolés de gelo;
- Separe os lanches em sacos individuais para impedir que se encham de areia quando os pequenos comem;
- Se a praia estiver longe de onde você está, usar uma muda de roupa limpa pode ser muito útil. Maiôs molhados e cheios de areia são realmente desconfortáveis, especialmente para crianças pequenas que tendem a esfregar;
- Não se esqueça de boias ou coletes salva-vidas e lembre-se de não perdê-los de vista!
2 – Viagens para o Campo
Se você busca uma opção de viagem para o interior, desfrutando de momentos junto à natureza, com paisagens agradáveis, a presença de animais domésticos e também de cultivo, uma viagem para o interior de São Paulo pode ser uma ótima pedida! Cidades como Brotas oferecem hotéis fazenda e resorts fantásticos para passar o fim de semana em família.
As crianças geralmente adoram esse tipo de viagem onde o entretenimento é o meio ambiente. Além disso, a maioria desses destinos é preparado para crianças, com atividades projetadas para elas (passeios de bicicleta, cavalos, pequenos parques com animais, momentos de colher frutas, legumes e verduras ou mesmo a incrível experiência de alimentar animais de pequeno e médio porte).
Ir para cidades do interior é certeza de uma viagem tranquila, onde você poderá descansar, apreciar os arredores, sentir a natureza perto de você e de sua família. Para esse tipo de viagem, esteja preparado com:
- calçados confortáveis (melhor evitar sapatos apertados demais);
- roupas mais velhas para brincar e sujar sem regras;
- repelente contra insetos;
- planejar alimentos e líquidos necessários;
- Pesquise opções de passeios para crianças em hotéis fazendas, como cavalgadas, arvorismo, tirolesa ou bóia-cross com nível de aventura menos intenso;
- chapéus e protetores para proteger seus pequenos do sol;
- para bebês, um carrinho off-road ou uma transportadora de bebês são ideais para fazer caminhadas em estradas de chão ou terrenos mais acidentados.
3 – Viagens para cidades turísticas
Viagens para cidades estruturadas com bebês e crianças são uma experiência extraordinária e confortável, pois encontramos instalações e entretenimento para todos os tipos de públicos. O transporte público será seu aliado, mas não há melhor maneira de conhecer uma cidade do que caminhando, se possível.
Em cidades turísticas, nem museus nem playgrounds são restritos a crianças. Assim, você poderá planejar seu tempo para tudo e sempre adaptando nossa visita às necessidades e gostos da criança. Muitos museus têm recursos e visitas adaptadas aos pequenos, uma boa maneira de aproveitar a visita.
Escolha as horas tranquilas do dia, seguindo seu próprio ritmo e encoraje as crianças a interpretar o que veem.
Numa cidade, você pode desfrutar de mil e um cantos, por exemplo na hora do almoço (seja no estilo piquenique, seja em restaurantes “amigos de crianças”), ou mesmo dentro do alojamento de seu hotel ou resort. Lembre-se que, em se tratando de crianças, um bom momento de descanso é essencial para continuar descobrindo a cidade no dia seguinte.
Como dica, a cidade de Foz do Iguaçu no Paraná é um estrondoso sucesso turístico entre famílias. Impulsionada pelas Cataratas, o destino possui diversos (e bons) atrativos para famílias com crianças! Vale a pena também planejar uma ida para cidades históricas como Tiradentes e Ouro Preto, em Minas Gerais, ou mesmo Petrópolis e Rio de Janeiro no Estado do Rio de Janeiro.
Agora que você conheceu um pouco mais das possibilidades de se viajar com crianças para praias, cidades ou campo, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o potencial turístico da cidade de Brotas, no interior de São Paulo.
Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer estas dicas para viagens com crianças para destinos no Brasil.